OS PUNHOS DE DEUS


Breaking News

Sports

Technology

Life & Style

Business

Advogada denuncia possível fraude nas urnas eletrônicas


 
:
      Descoberta foi feita por um jovem recém-formado pela UnB, que identificou uma forma de instalar programas fraudados dentro do sistema das urnas eletrônicas; segundo a advogada Maria Aparecida Cortiz, as denúncias de irregularidades foram enviadas ao TSE como petição, mas o caso não virou processo e foi arquivado; ela acusa o ministro Dias Toffoli de omissão e ainda o desaparecimento de quatro páginas do documento; "É o crime perfeito. O réu julga suas próprias ações", constata; leia entrevista ao Jornal GGN



247 – A dois dias do segundo turno das eleições, o Jornal GGN, do jornalista Luís Nassif, traz à tona a denúncia de uma advogada sobre a possibilidade de fraudar as urnas eletrônicas. A descoberta foi feita por um jovem hacker, recém-formado na Universidade de Brasília.
As denúncias de irregularidades foram levadas como uma petição ao TSE, segundo a advogada Maria Aparecida Cortiz, mas o caso não virou processo e foi arquivado por um juiz da Secretaria de Informática. Cortiz denuncia omissão do ministro presidente do tribunal, Dias Toffoli, e ainda o desaparecimento de quatro páginas do documento.
Leia abaixo a introdução da matéria do portal GGN e aqui a íntegra da entrevista da advogado.



O TSE e a descoberta do programa de fraude nas urnas eletrônicas
Jornal GGN - Há menos de três meses, um jovem hacker recém formado pela Universidade de Brasília acessou o sistema das urnas eletrônicas no TSE e descobriu, entre 90 mil arquivos, um software que possibilita a instalação de programas fraudados: o "Inserator CPT". A ação foi planejada pela CMind (Comitê Multidisciplinar Independente), formado por especialistas em tecnologia.
A advogada Maria Aparecida Cortiz, que participa do grupo, articulou a estratégia dentro do Tribunal Superior Eleitoral, representando o PDT, depois que o presidente da Corte Dias Toffolli anunciou que não abriria edital para testes nas urnas das eleições 2014. "Não vai fazer teste? Então vamos por um hacker lá dentro para descobrir o que tem de errado", disse em entrevista ao GGN.
Cortiz descobriu outra brecha no sistema: além do Inserator, o programa comandado pela empresa Módulo Security S/A – conforme relato do GGN a única proprietária do serviço por 13 anos com contratos irregulares – é transmitido de Brasília para os estados por meio da insegura rede da Internet.
As denúncias de irregularidades foram enviadas ao TSE em uma petição. Entretanto, a petição não virou processo e foi arquivada por um juiz da Secretaria de Informática. Além da omissão do próprio ministro Dias Toffoli, a advogada ainda denuncia o desaparecimento de quatro páginas do documento. "É o crime perfeito. O réu julga suas próprias ações", conclui.


Alguns comentários: 
Regina Santos 28.10.2014 às 15:45
A minha pergunta é simples.... Por que será que os Estados Unidos não aceitou a Urna Eletrônica? Resposta objetiva, ela é fácil de ser fraudada, basta ter conhecimentos em informática meus caros.
     
CLEUZA APARECIDA DOS REIS 28.10.2014 às 15:32
As urnas eletrônicas desde sua criação não são seguras mesmo. Na primeira eleição um advogado ousou a se posicionar contra e teve a carteira da OAB cassada. Eu participei e acompanhei a eleição em 2000 na minha cidade e vi algumas coisas, quem naquela época era louco de falar?...Agora outros países estão criticando e se recusaram a usar o mesmo sistema do Brasil e o assunto e pessoas do ramos de informática estão se manifestando também de forma tímida, mas pouco divulgada. Atualmente, as urnas ficaram mais fragilizadas pois não se permite a recontagem dos votos se acontecer alguma coisa no sistema..bau..bau...e também não admite contestação certo....errado qualquer eleição e soma de votas pode ser contestada. Agora, se não tem como recontar o que fazer?

Renato 28.10.2014 às 15:18
Meus caros, porque acham que o Toffoli foi designado para o TSE? Está tudo controlado por este ParTido que quer "bolivizar" este país. E logo a Suprema Corte estará em sua totalidade a serviço do PT. E' a falência das instituições que se aproxima. Razão assiste aos colegas acima. Urge uma revolução e urgente 132. 
Fonte: https://www.brasil247.com

Designed By Published.. Blogger Templates